quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Web Quimica

Ligação metálica


Ligação metálica – é uma ligação química especial pois a sua formação envolve todos os átomos do metal ( não há moléculas), porque:

· Átomos metálicos com poucos electrões de valência, várias orbitais de valência vazias
· Energias de ionização baixas, electrões frouxamente atraídos aos núcleos
· Forma compacta como os átomos dos metais se associam


Os electrões de valência são partilhados entre cada átomo e seus vizinhos, entre estes e os seguintes e assim sucessiva e instantaneamente.



Os electrões de valência constituem assim um “mar” de carga eléctrica negativa, electrões deslocalizados por todo o cristal, onde se inserem os cernes atómicos, de carga positiva, de acordo com o respectivo empacotamento.

Propriedades dos Metais

Os metais possuem muitas propriedades características deles, que faz com que ele tenha uma grande funcionalidade no nosso dia-a-dia. Essas propriedades vêm do tipo da estrutura e do tipo de ligação dos metais.Veremos agora algumas propriedades dos metais:Condutividade Térmica e ElétricaOs metais possuem elétrons livres em suas ligações metálicas, o que permite um trânsito rápido de temperatura e calor. É por este motivo que os metais são bons condutores de calor e temperatura.Esta propriedade dos metais é muito útil em nossas vidas, como por exemplo, aquecer uma panela de ferro ou conduzir eletricidade até nossas casas.ResistênciaOs metais resistem bastante quando são tracionados com forças que tendem alongar ou torcer uma barra ou fio metálico. Estas propriedades vêm do fato, de que, a ligação metálica e muito forte, ou seja, mantém os átomos bem unidos.Esta propriedade é muito utilizada em construções civis, onde é colocado vergalhões de aço dentro de uma estrutura de concreto para torná-la mais resistente (concreto armado). Outra aplicação desta propriedade é vista nos cabos de elevadores.Ponto de fusão e de ebulição altosOs metais fundem e fervem em temperaturas geralmente bem elevadas, devido à ligação metálica ser muito forte, como mencionado na propriedade anterior, os átomos são intensamente unidos.Esta propriedade é muito importante, pois é graças a ela que podemos construir caldeiras, reatores, filamentos de lâmpadas, onde ocorrem aquecimentos intensos.

2 comentários:

maike disse...

gostei muiiiiiiito
nota 10.00

Big Quimica disse...

Tá massa, véi !

2,5